v=spf1 mx include:secureserver.net -all Gratidão traz felicidade

Gratidão traz felicidade

November 2, 2018

 

 

Se você acha que a sua vida está difícil, que os problemas só se acumulam e as soluções quase nunca aparecem, talvez esteja na hora de mudar o foco, encarar desafios e agradecer cada conquista. Problemas surgem todos os dias e todos têm, mas o que os diferem uns dos outros é a forma como os enfrentamos.

 

O médico indiano Deepak Chopra, autor de mais de 50 livros, é conhecido como o “poeta e profeta das terapias alternativas”. Ele acredita que um dos meios mais fáceis para se sentir feliz é tendo gratidão. É o que penso também! Há pessoas que reclamam por terem problemas financeiros, mas se perceberem o quanto são felizes por terem filhos e familiares saudáveis, por exemplo, o grande desafio não assusta tanto. 

 

Uma pessoa que perde a visão e fica cega, pode fugir da autopiedade agradecendo por ter tido a oportunidade de enxergar até aquele ponto de sua vida, pois conheceu o rosto das pessoas, as diferentes cores, a beleza de uma flor, entre outras coisas. Já aqueles que se acham infelizes por terem nascidos cegos podem perceber que, embora não tenham a faculdade de enxergar, são gratos por poder escutar. A vida seria muito mais difícil se, além de cegos, fossem surdos.

 

Enfim, temos tantos motivos para agradecer que, no entanto, normalmente nos detemos nas lamentações, postergando a nossa felicidade para quando conseguimos realizar o desejo de ter o que ainda não temos. Ao agradecer pelo que já temos, percebemos o quanto somos felizes, aumentando a nossa autoconfiança e motivação para superar desafios que nos forçam a sair da zona de conforto.

 

Às vezes, gosto que pensar no que aconteceu comigo. Foi terrível, sem dúvida, mas pior que morrer teria sido ficar o resto da vida em estado vegetativo, sem poder me comunicar nem conviver com a família, que viveria um sofrimento sem fim por minha causa.  Por isso, sou grato pela vida e por todas as alegrias que percebo no dia a dia.

 

Para aqueles que sofreram um atentado ou acidente e estão chocados, vivendo o período de negação, depressão e luto pelos quais passei, este meu conselho vai soar piegas e, realmente, só isto não fará com que a pessoa recobre o ânimo para se reerguer, pois a depressão é uma doença. Quem sofre dela, por mais que consiga enxergar os muitos motivos para se sentir feliz, se sente irremediavelmente triste.

 

Para quem se sente assim, eu recomendo veementemente que busque ajuda profissional com psiquiatras e psicólogos, pois a depressão se trata com remédios e psicoterapia. Quanto mais tempo demorar para procurar ajuda, mais profunda será a depressão. Digo isto por experiência própria e sei como é desesperador só enxergar perspectivas sombrias para si e a para sua família. Por tudo isso, agradeça sempre e receba de volta momentos de grande felicidade.

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

Livro "Inesperado" narra história de superação e realização após atentado que deixou sequelas neurológicas permanentes.

April 23, 2018

1/7
Please reload

Posts Recentes