v=spf1 mx include:secureserver.net -all O recomeço da vida após um AVC

O recomeço da vida após um AVC

August 31, 2018

 

A grande maioria das pessoas já ouviu falar em AVC, mas desconhece o seu real significado. AVC é a sigla de Acidente Vascular Cerebral e atinge milhares de pessoas todos os anos, causando mortes ou as deixando incapacitadas para o trabalho. Dados da Sociedade Brasileira de Doenças Cerebrovasculares apontam que o AVC é a doença que mais mata brasileiros, sendo a principal causa de incapacidade no mundo.

 

Aproximadamente, 70% das pessoas não retorna ao trabalho após um AVC devido às sequelas, e 50% fica dependente de outras pessoas no dia a dia. Apesar de atingir com mais frequência indivíduos acima de 60 anos, o AVC pode acontecer em qualquer idade, inclusive nas crianças, e vem crescendo cada vez mais entre os jovens, ocorrendo em 10% de pacientes com menos de 55 anos. A Organização Mundial de AVC (World Stroke Organization) prevê que uma a cada seis pessoas no mundo terá um AVC ao longo de sua vida.

 

Faço essa introdução para dizer que embora eu não tenha sofrido um AVC na minha vida, as sequelas adquiridas após o atentado do qual fui vítima há cinco anos, levando três tiros na cabeça, são parecidas. Tenho dificuldades para registrar as últimas conversas, processar meu pensamento que, muitas vezes, é lento. Além disso, perdi a visão periférica. Passei por um processo de autoconhecimento e, a partir dele, pude descobrir habilidades e talentos até então ocultos. Isso foi fundamental para eu voltar a me sentir útil, competente e produtivo.

 

A vida após um AVC nunca mais é a mesma, mas é necessário que vivamos o luto desta transformação. Sofri muito até entender que deveria parar com o processo de negação, achando que estava tudo bem, que era uma questão de tempo para voltar a ser o que era antes. Só comecei a superar a depressão depois que assumi a condição de deficiente e que precisaria me adaptar à nova realidade. Foi neste momento que descobri minhas habilidades e talentos cruciais para a superação.

 

Gratidão pela vida

 

Sou muito grato ao processo pelo qual passei e hoje sei o significado do "fazer por merecer". Por isso, todos os dias, quando levanto da cama, me lembro do propósito que determinei para a minha vida: ajudar as pessoas a superarem seus desafios e encontrarem a realização pessoal e profissional, assim como eu. Encontrei um caminho alternativo após levar tiros potencialmente fatais. Isso me orgulha e me faz acreditar ainda mais na vida.

 

Sou coach e sei bem que as sequelas de um AVC podem ser irreversíveis, causar muita dor e sofrimento às vítimas e família. Contudo, há também o lado que nos faz refletir sobre o que fazemos e o que queremos. Se o AVC tirou a sua capacidade de trabalho ou impôs limitações, não pense que tudo está perdido. Nada acontece por acaso e, exceção feita à morte, tudo é possível mudar. Confie em si, acredite na sua força de superação e busque os seus objetivos.

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

Livro "Inesperado" narra história de superação e realização após atentado que deixou sequelas neurológicas permanentes.

April 23, 2018

1/7
Please reload

Posts Recentes